sexta-feira, 23 de novembro de 2007

História da Eletricidade

A história da eletricidade tem início na antiguidade, através da Grécia antiga. De acordo com Tales de Mileto, ao se esfregar âmbar com pele de carneiro, observou-se que pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar. A palavra eléktron (ἤλεκτρον) significa âmbar em grego.
A parte do desenvolvimento no ocidente, especula-se que objetos encontrados no Iraque, datados de 250 AC, seriam usados como uma forma de bateria.

Cientistas envolvidos e principais experimentos realizados: No século VI a.c o filósofo grego Tales de Mileto descobriu que o âmbar –um certo tipo de resina vegetal- quando atritado com peles de animais, tinha a propriedade de atrair pequenos objetos materiais. Em grego, a palavra eléktron significa âmbar, vindo daí a origem das palavras elétron, elétrica, eletricidade, etc.
Passaram-se mais 2100 anos a partir de Tales, sem que a eletricidade estática – a do âmbar atritado-despertasse interesse e, somente em meados do século XVI, um médico inglês, William Gilbert, descobriu que outros tipos de materiais, a exemplo do vidro, apresentavam propriedades similares a do âmbar, quando atritado com outros materiais.
Passaram-se novamente mais de 100 anos, sem que o conhecimento da eletricidade evoluísse além das observações de Tales e de Gilbert. No final do século XVIII, um professor alemão, Otton Von Guerick, construiu uma maquina elementar, que demonstrava de uma forma mais evidente, o fenômeno da eletrização estática descoberto por Tales e ampliado Gilbert. Esta máquina consistia numa esfera giratória de enxofre que girava fixada a um eixo horizontal com o recurso de uma manivela e que, freada convenientemente com o uso das mãos do operador revestida com luvas, produzia, devido ao atrito, propriedades similares a do âmbar, quando atritado. Registra-se que a maquina de Guerick produzia efeitos elétricos muito mais intensos que aqueles já conhecidos por Tales e Gilbert, propiciando inclusive centelhas elétricas. A Máquina elementar de Von Guerick, não obstante á sua simplicidade, foi um marco decisivo no desenvolvimento dos estudos da Eletricidade, pois despertou a atenção de outros estudiosos sobre o assunto.

Nenhum comentário: